Internacional
Putin reconhece independência de regiões separatistas da Ucrânia
Em pronunciamento televisionado, presidente russo disse que país do leste europeu não é uma nação de verdade: ‘Nunca teve uma tradição consistente’
21/02/2022 17h43 Atualizada há 3 anos
Por: Fonte: G1

Em pronunciamento televisivo, realizado na tarde desta segunda-feira, 21, Vladimir Putin reconheceu a independência das regiões separatistas pró-russos, Donetsk e Lugansk. Pela manhã, Putin já tinha realizado uma reunião não programada do Conselho de Segurança para discutir a questão com outras 12 pessoas que compõem o Conselho. 

Na ocasião, ele disse que o futuro da Ucrânia seria decidido hoje. Durante o pronunciamento, Putin fez uma análise histórica sobre a fundação da Ucrânia e uma longa lista de críticas explicando do porque reconheceu a independência dos dois territórios.

Segundo o presidente russo, a Ucrânia não é uma nação de verdade, pois nunca teve uma tradição consistente. “Eles começaram a copiar modelos estrangeiros que estão enraizados em sua cultura e história, mas não ouviram os seus moradores, e só adotaram essas medidas para atender ao que o ocidente quer”, disse Putin. 

Ele ainda fez questão de dizer que os moradores de lá são russos ortodoxos que estão sofrendo com as ações ocidentais na região e que os estados independentes estão criando um peso para a Rússia.