A seleção brasileira masculina de vôlei encerra a primeira fase do Campeonato Mundial com três vitórias em três jogos. Na manhã desta terça-feira (30), o time verde e amarelo bateu o Catar por 3 a 0 em Liubliana, capital da Eslovênia, com parciais de 25/13, 25/23 e 26/24. O Brasil entrou em quadra já classificado para as oitavas de final, após as vitórias sobre Cuba e Japão nas duas primeiras rodadas do Grupo B. Diante da equipe do Oriente Médio, o único objetivo era garantir três pontos para ficar no alto do ranking das 16 seleções que vão para o mata-mata.
Isso porque os confrontos serão definidos conforme o desempenho na primeira fase, com o time de melhor campanha geral pegando o 16º; o segundo encarando o 15º; e assim por diante. Com o resultado, o Brasil garante o primeiro lugar do grupo, com oito pontos. Cuba e Japão ainda jogam nesta terça, às 9h, para definir o segundo e o terceiro colocados, já que o Catar se despede da competição na lanterna, com nenhum ponto conquistado e apenas um set vencido, sobre a seleção caribenha.
Os embates das oitavas de final ainda serão definidos, já que as seleções dos grupos C e D precisam disputar a terceira rodada.
O primeiro set foi vencido com facilidade. A seleção abriu boa vantagem logo no início, fazendo o Catar pedir tempo quando perdia por 9 a 5. Mas a vantagem brasileira só aumentou, tanto que o técnico Renan Dal Zotto fez a inversão do 5x1, colocando Bruninho e Felipe Roque em quadra, quando o placar apontava 15 a 7, e manteve essa formação até o fim do set, vencido por 25 a 13.
Na sequência, o Brasil voltou com a escalação titular, mas enfrentou mais resistência da equipe adversária. A seleção chegou a ficar cinco pontos à frente (14 a 9), mas o Catar se aproximou, obrigando Dal Zotto a pedir tempo quando o placar apontava 14 a 13 para o time verde e amarelo. Entretanto, o Catar seguiu na cola, ponto a ponto, e os brasileiros venceram pela diferença mínima: 25 a 23.
Esse panorama permaneceu no terceiro set, quando o Brasil teve em quadra Darlan e Felipe Aracaju. O time do Oriente Médio seguiu dando trabalho, sempre na cola no placar, e com o bloqueio brasileiro pouco efetivo, como nos sets anteriores. A vitória veio com o set fechado em 26 a 24.
Maiores pontuadores:
Youssef (11 pontos)
Flávio (10 pontos)
Pontos de ataque:
Brasil: 48
Catar: 38
Pontos de bloqueio:
Brasil: 4
Catar: 4
Pontos de saque:
Brasil: 3
Catar: 1
Pontos por erro do adversário:
Brasil: 21
Catar: 17