Conquista

Jovem que pagou faculdade cantando em ônibus se forma em medicina no Maranhão

Joel Mistokles foi homenageado na colação de grau, que aconteceu no Dia do Médico

20/10/2021 19h03Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Gazeta Web

O jovem de 33 anos, Joel Mistokles Luis da Silva de Macedo Vale, conhecido como 'Joel Mistokles', que cantava nos ônibus para pagar a faculdade de medicina e sustentar a família, se formou na última segunda-feira (18), em São Luíz (MA), no Dia do Médico. Na ocasião, o jovem foi homenageado por colegas de turma e professores.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

O caso chamou a atenção de todo Brasil pela perseverança do jovem, que, durante sete anos, enfrentou diversas barreiras, sobre tudo as sociais e econômicas, para realizar seu sonho e, apesar das inúmeras dificuldades, ainda levou esperança por meio da música para os passageiros dos coletivos da capital maranhense.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

HISTÓRIA DE VIDA

Antes de cantar nos ônibus para garantir o sustento da família, o médico vendia beiju, cuscuz de arroz e de milho, bolo de milho e café da manhã na porta de casa, antes de partir para faculdade. Além disso, quando voltava, vendia churrasquinho junto com a esposa.

 

Continua após a publicidade

A iniciativa de cantar nos ônibus surgiu em janeiro de 2014, por acaso, em um momento de dificuldade. Joel contou que já tinha costume de realizar evangelizações e quis usar seu dom para levar esperança às pessoas, além de realizar seu sonho.

 

Continua após a publicidade

"Houve um dia que eu estava triste porque faltavam as coisas em casa. Então eu estava em um ônibus e comecei a cantar como se eu tivesse dentro do meu quarto. As lágrimas vieram para o meu rosto, cantei como se estivesse cantando para o meu próprio Deus. E quando eu passei a catraca, percebi que algumas pessoas estavam chorando dentro do ônibus. Então eu pensei: Isso só pode ser Deus. Não é o Joel. Então eu entendi que era ali, no ônibus, que eu deveria começar a cantar", completou o médico.

 

Continua após a publicidade

A partir de então, Joel passou a cantar e evangelizar na ida e na volta da faculdade. Após cantar, ele oferece o CD e cada passageiro paga com a quantidade que pode.

 

Continua após a publicidade

HOMENAGEM E COLAÇÃO DE GRAU

A colação de grau aconteceu no Dia do Médico, onde Joel foi homenageado com fortes aplausos por alunos, professores e familiares. Em seguida, a coordenadora da colação dos alunos de medicina, a professora e enfermeira Cianna, discursou para o médico. "Eu sei de sua história. Eu sei de tudo o que você passou para estar aqui hoje. E eu te reverencio em nome de todos os que estão aqui presente para mostrar que sonhar não é proibido. E eu te parabenizo, Doutor."

 

Continua após a publicidade

Joel ainda declarou que sempre teve o sonho de ser médico e lutou por esse sonho com a ferramenta que eu tinha. "Nunca foi fácil. Eu e minha esposa sempre tivemos dificuldade, tínhamos nosso filho para cuidar... mas eu não desisti. Quando finalmente passei para medicina, eu já cantava nos ônibus. Então vendia o CD nos coletivos, o material que eu tinha às vezes, cabo, carregador, película de celular... porque quando a gente tem um sonho, luta com o que tem", disse.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários