Baiana de apenas 15 anos, Luiza Conceição já é uma potência. Mesmo com a pouca idade, a menina já acumula inúmeras conquistas: medalhista da Olimpíada de Ciências nacionais e regionais , campeã de handebol, idealizadora do projeto Amor que Absorve e, também, vencedora do prêmio “Immerse Essay Competition”, uma competição mundial que avalia redações de jovens entre 13 e 18 anos.
Os vencedores da “Immerse Essay Competition” são premiados com um curso de duas semanas, de sua escolha, na Universidade de Oxford ou na Universidade de Cambridge, duas das mais prestigiadas escolas do mundo.
50% dos valores são cobertos pela competição, enquanto os outros custos são de responsabilidade do participante. Por isso, Luiza, que escolheu um curso de direito, precisa arrecadar cerca de 30 mil reais para conseguir pagar pela experiência.
Filha do zelador, Seu Luiz da Silva, que trabalha no colégio onde estuda, e da mãe dona de casa, Andrea da Silva, Luiza é determinada e ambiciosa. Criou uma vaquinha online para conseguir o financiamento de sua viagem, e, até a última contagem, nesta quinta-feira (21), ela já havia arrecadado mais de 16 mil reais.
Ainda, a menina tem grandes planos para o futuro: tem o sonho de estudar fora e se formar em Relações Internacionais, com um especial interesse pelos temas relacionados aos direitos humanos.
Segundo Luiza, seu maior sonho é ajudar os mais vulneráveis. Através da iniciativa “Amor que Absorve”, idealizada por ela e outras duas colegas, o projeto procura conscientizar a respeito da pobreza menstrual, um tema que se mostra relevante na atualidade, especialmente desde que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a distribuição de absorventes gratuitos para mulheres de baixa renda. %