Crítica
Crítica | Duna
O filme começa com um grande potencial para ser a franquia da década
22/10/2021 14h38 Atualizada há 3 anos
Por:
Elenco do filme Duna: Imagem de reprodução Warner Bros.

Duna é o novo filme da Warner Bros. Pictures que tem a sua história baseada no livro Duna (1965) – que é um romance de ficção científica do escritor norte-americano Frank Herbert.

 

Além disso, a produção tem direção de Denis Villeneuve (A Chegada, Blade Runner 2049). Ele também escreveu o roteiro ao lado de Eric Roth e Jon Spaihts.

 

A produção chegou na última quinta-feira (21), nos cinemas nacionais. O filme conta a história de Paul Atreides, interpretado pelo ator Timothée Chalamet, um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo.

 

Primeiramente, antes de continuar preciso deixar bem claro que partir de agora o texto a seguir pode conter spoilers!!! Então se você ainda não assistiu ao novo filme, recomendamos você parar de ler agora.

Agora se você gosta de spoilers, fique à vontade para conferir essa crítica – Deixo claro que particularmente não curto spoilers. Aproveite a leitura.

 

Roteiro do filme

O roteiro de Duna traz questões muito importantes como as relações de poder, política, religião e traumas pessoais. Além disso, aborda também a desigualdade social, e como os recursos naturais não estão ao alcance de todos. Logo, a trama se destaca por consegui encaixar muito bem todos esses assuntos, dentro de 02 h 35m de duração do filme.

 

Assim, o filme Duna é uma ótima adaptação para os cinemas do best-seller de Frank Herbert, pois mesmo você não lendo o livro, você consegue entender a história. Isso só é possível graças ao roteiro que é muito bem desenvolvido, indo direto ao ponto sem fazer muitas voltas.

 

Lembrando que o livro possui mais de 600 páginas, e o filme fez adaptação da metade do livro. Portanto, Duna é a primeira parte dessa história, servindo como introdução para esse universo tão fantástico.

Elenco e Atuações

Duna conta com um elenco de peso, como Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa, Josh Brolin, David Bautista e muitos outros. Mas os grandes destaques do filme são eles; começando pelo protagonista Paul Atreides (Timothée Chalamet), o ator entrega tudo nesse filme, e a atriz Rebecca Ferguson, que faz a Jessica Atreides, mãe do protagonista.

Além disso, tenho que destacar a ótima química entre o Timothée Chalamet e Jason Momoa, as cenas deles dois juntos são muito bem construídas. O Oscar Isaac, como Duque Leto Atreides, também ficou muito bom.

Outros Destaques e o Veredito do Filme

Não podemos deixar de falar do excelentíssimo trabalho da equipe de Duna, que é comandada pelo diretor Denis Villeneuve. Tudo funciona com perfeição, a montagem, cenografia, sonoplastia, efeitos especiais, trilha sonora e claro, a magnífica direção do Denis Villeneuve, o cara é um especialista em fazer filmes de ficção científica.

 

Outro destaque é a fotografia do longa, que ficou aos cuidados de Greig Fraser, conhecido pelos trabalhos em Lion: Uma Jornada Para Casa (2016) e Rogue One: Uma História Star Wars (2016). Todos esses pontos estão muito bem interligados, e em perfeita sintonia, para chegar nesse resultado final que é o filme Duna

 

Não temos muitas cenas de ação e lutas, porém as que foram adicionadas no filme ficaram muito boas. Para finalizar não podemos deixar de citar a primeira versão do filme nos cinemas, do diretor David Lynch (1984) – Portanto, diferente da primeira, essa nova versão de Duna é uma adaptação bem construída e modernizada da obra de Frank Herbert

 

Resumindo Duna é uma obra prima que introduz bem o universo do livro para as telonas. Com toda certeza é um filme para assistir nos cinemas. A minha nota para o filme é 4, pois achei o filme ótimo.  

 

Observação: Uma dica, antes de assistir ao filme Duna, procure saber um pouco mais da história, isso vai deixar a sua experiência ainda melhor.