O presidente da Namíbia, Hage Geingob, morreu aos 82 anos. A notícia foi divulgada pela presidência do país em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter). “O terceiro presidente da Namíbia, Hage Geingob, morreu em um hospital em Windhoek”, diz a publicação, ressaltando que “ao seu lado, estavam a esposa e seus filhos”. Segundo a equipe médica do Hospital Lady Pohamba, onde Geingob estava internado, todos os esforços foram feitos para ajudá-lo, mas infelizmente ele não resistiu. O presidente estava acompanhado de sua esposa, Monica Geingos, e seus filhos no momento de sua morte.
Geingob vinha lutando contra o câncer e havia passado por uma série de procedimentos médicos no mês passado. Em 8 de janeiro, ele realizou uma colonoscopia e uma gastroscopia, seguidas de uma biópsia. Seu escritório informou sobre esses procedimentos no mês passado. O presidente interino da Namíbia, Angolo Mbumba, pediu calma em sua declaração na mesma postagem, afirmando que o Gabinete se reunirá imediatamente para tomar as providências necessárias.
Hage Geingob ocupava a presidência da Namíbia desde 2015 e estava prestes a concluir seu segundo e último mandato este ano. Com sua morte, o país terá que realizar eleições para escolher um novo líder em novembro.