Fatalidade
Bebê morre em creche irregular no DF
Segundo testemunhas a bebê foi encontrada de bruços dentro do berço.
23/10/2021 10h14 Atualizada há 3 anos
Por: Fonte: Acorda DF

Na última quarta-feira (20), uma bebê de seis meses morreu em uma creche irregular em Planaltina (DF). A criança chegou a ser levada ao Hospital Regional de Planaltina, chegando a ser entubada, mas não resistiu.

Segundo testemunhas a bebê foi encontrada de bruços dentro do berço.

De acordo com agentes da Polícia Civil do DF, o local é insalubre e foi adjetivado como um “depósito de crianças”.  Ainda de acordo com os policiais, o médico que atendeu a criança disse que a menina chegou ao hospital com quadro acentuado de palidez. Os investigadores acreditam que as cuidadoras demoraram a ver que ela passava mal. As informações são do Metrópoles.

A suspeita dos médicos que atenderam a menina é que ela tenha morrido vítima de asfixia.

Os policiais aguardam o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa da morte. A previsão é que o resultado saia nesta sexta-feira (22). Uma funcionária do estabelecimento foi autuada e deve passar por audiência de custódia.

O Governo do Distrito Federal informou que a creche não é cadastrada junto à Secretaria de Educação.

Leia a nota oficial

“A instituição não é cadastrada na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

A Administração Regional de Planaltina informa que a empresa deu entrada ao pedido de licença de funcionamento em 2020, mas não finalizou a documentação solicitada e, por isso, não obteve a licença.

Em consulta a Rede Sim DF, foi constatado que a mesma havia entrado com pedido de licenciamento, faltando as autorizações por parte da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Educação.

A Secretaria DF Legal informa que não consta em seu banco de dados nenhuma reclamação ou denúncia sobre a creche Tia Cleidinha, em Planaltina. A pasta diz que enviará uma equipe ao local para averiguar as medidas que podem ser tomadas, uma vez que a mesma não deveria ter iniciado suas atividades sem todas as licenças válidas.

A recomendação da Secretaria de Educação é que os pais ou responsáveis, antes de efetivarem a matrícula, sempre verifiquem se a unidade educacional está em situação regular junto à Secretaria, o que pode ser feito no próprio site da pasta.”