A cidade do Rio de Janeiro chegou aos menores índices da Covid-19 desde o início da pandemia. Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, os números vêm melhorando há quase 10 semanas.
Atualmente, dos internados na rede de saúde do município, apenas 2% estão com a doença. Além disso, de acordo com dados da prefeitura, a cada 100 testes da doença, apenas quatro dão diagnóstico positivo. Por isso, novas medidas de flexibilização vêm sendo adotadas, como a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos.
“Temos a menor taxa de transmissão desde o início da pandemia. Dificilmente vamos ter números de transmissão e internações menores do que temos hoje. Espero que a gente continue avançando na vacinação, isso é muito importante para termos mais segurança em completar a próxima etapa de flexibilização”, disse o secretário municipal.
No Grande Rio, somente a capital fluminense e a cidade de Duque de Caxias flexibilizaram o uso de máscaras de proteção. Já a cidade de Niterói, o segundo município mais importante do Estado, deixou para retirar a obrigatoriedade apenas em 2022.