Internacional

Jornalista chinesa presa por cobertura da Covid está perto da morte, diz família

Zhang Zan foi detida no início da crise sanitária, após filmar situação dos hospitais em Wuhan

05/11/2021 16h38
Por: Redação
Fonte: O Tempo

A jornalista chinesa Zhang Zan, presa após fazer a cobertura da pandemia de Covid-19 em Wuhan, está perto da morte e pode não sobreviver ao inverno, segundo familiares. O irmão dela, Zhang Ju, afirmou nas redes sociais que a repórter está muito magra, pesando menos de 40 quilos. 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

A jornalista declarou guerra de fome após ser presa, no início de 2020, e foi alimentada à força por sondas nasogástricas durante meses. “Eu acho que ela não vai sobreviver por muito tempo”, afirmou Zhang Ju. “Se ela não aguentar até o inverno, eu espero que o mundo lembre dela como ela era antes”, disse. 

Continua após a publicidade

 

A mãe de Zhang Zan contou à Rádio Free Asia que a filha não consegue andar sem ajuda e que sua cabeça cai enquanto ela fala. “Ela estará em grande perigo se eles não derem a liberdade condicional médica”, disse. A jornalista foi presa no início da pandemia, após gravar vídeos que mostravam a situação dos hospitais em Wuhan. 

 

Ela foi acusada de “provocar distúrbios da ordem pública”. Nesta quinta-feira, 4, a Anistia Internacional pediu a libertação imediata de Zhang para que ela possa passar por tratamento médico. Outras entidades como a Human Rights Watch e Repórteres sem Fronteiras também se manifestaram pela liberdade da jornalista.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários