Há dúvidas sobre a qualidade de um champanhe não safrado diante de outro com safra declarada no rótulo. É bom lembrar que Champagne é uma região controlada – AOC –, na verdade é a mais rigorosa denominação de origem utilizada na França, equivalente à DOC utilizada em Portugal.
A indicação AOC nunca aparece nas etiquetas das garrafas de champanhe, pois todos os vinhos com o nome original “Champagne” são produzidos naquela região, seguindo a legislação apropriada. Esta é a única apelação, junto com a de Cognac, que dispensa esta menção, pois é a única região cujos vinhos são todos classificados.
Vale destacar três pontos: primeiro, um vinho só pode ser rotulado como champanhe se for feito na região de Champagne, na França. Em segundo lugar, para ser chamado de champanhe, deve ser feito apenas (ou preponderantemente) com as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier ou Chardonnay que crescem naquela região.
E, em terceiro lugar, o verdadeiro champanhe, ao contrário de outros vinhos espumantes, deve ter obtido suas bolhas por meio do processo de fermentação em duas etapas: uma em barris e, novamente, em garrafas.
Sensação
Vento
Umidade