Polícia

Polícia Federal prende líder do PCC e irmão em condomínio de luxo no Ceará

Odemir Francisco dos Santos, o ‘Branco’, era procurado por tráfico de drogas, porte de arma, associação criminosa e assalto a banco

12/11/2021 09h10
Por: Redação
Fonte: O Tempo

A Polícia Federal prendeu nesta quinta, 11, Odemir Francisco do Santos, conhecido como ‘Branco’, um dos líderes do segundo escalão da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), e o irmão dele, Gustavo dos Santos, em um condomínio de luxo na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. 

Continua após a publicidade

A PF estava cumprindo mandados de prisão preventiva expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, além de mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal do Ceará em três condomínios de alto padrão localizados em Aquiraz, Eusébio e Fortaleza. Os agentes apreenderam bens de alto valor como veículos, jóias, relógios, dinheiro em espécie e documentos, incluindo uma identidade falsa com foto de um dos foragidos.

Continua após a publicidade

‘Branco’ e Gustavo respondem a processos por tráfico de drogas, associação criminosa e porte de armas, e um deles já foi condenado também por roubo a banco no Rio Grande do Sul. Branco estava foragido desde março de 2020. 

Continua após a publicidade

Ele havia sido libertado por decisão monocrática do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello em agosto de 2019, mas a decisão foi revogada pelo próprio STF poucos meses depois após novos indícios dos crimes de Branco e de sua participação no PCC serem apresentados à corte. 

O Ministério Público de São Paulo acredita que ele lavava dinheiro para a facção através de uma loja de automóveis e fornecia carros para o transporte de armas e drogas. A Polícia Federal identificou o esconderijo dos foragidos por meio de informações obtidas em investigação que levou à prisão de outro integrante de facção criminosa, envolvido com assalto a bancos, preso pela Polícia Federal em outubro de 2021.


Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários