O ator José de Abreu, 75, abandonará a carreira de ator para se candidatar ao posto de deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro. Para ele, “a junção de Lula e Freixo é irresistível”, logo apoiará Lula como presidente e Marcelo Freixo como governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2022.
Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha, Abreu compartilhou que Lula é contra a decisão. “Ele acha que hoje, como ator da TV Globo, eu calço 47 [em influência e importância].
Se for deputado, vou calçar 33 pois serei do baixo clero do Congresso [ao se integrar a um colegiado em que será um entre 513 parlamentares]”, disse. Já o amigo do deputado José Dirceu o apoia.
Apesar do conselho de Lula, a decisão está mantida. “Vou abrir mão da minha carreira, do que eu mais amo fazer, que é representar, para ajudar o Lula a reconstruir o Brasil e o Freixo a reconstruir o Rio de Janeiro”, finalizou.
Não é de hoje que José de Abreu externa seus posicionamentos políticos, principalmente via redes sociais. A última polêmica que o ator se envolveu foi em setembro deste ano, na qual ameaçou a deputada federal por São Paulo Tábata Amaral.
A situação deu-se após a política dar uma entrevista sobre a possibilidade da terceira via ser a solução para as eleições presidenciais de 2022, o que foi criticado por José. No Twitter, ele compartilhou um tuíte de um usuário dizendo “Se eu encontro na rua, soco até ser preso”.