Um incêndio atingiu um atacadista no bairro Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (23). O fogo teve início por volta das 10h40, na parte de dentro do Fort Atacadista, e as chamas continuavam se espalhando às 11h30, quando os bombeiros chegaram. Às 12h30, o fogo seguia queimando o interior do estabelecimento.
Pouco tempo antes da chegada dos bombeiros, clientes em compras deixavam o local às pressas e a fumaça continuava tomando conta do céu. Em meio à tensão e barulhos de explosões, havia o temor de que a estrutura poderia ceder. Às 11h30, quando as pessoas que estavam por perto haviam deixado o local, parte da estrutura começou a cair.
Pessoas que estavam nas proximidades relataram medo de maiores explosões, em função dos carros estacionados no pátio e próximos ao local em chamas. Um posto de gasolina, localizado ao lado do atacadista, foi desativado por precaução. Outros estabelecimentos próximos também foram evacuados e isolados com o auxílio da Polícia Militar.
Combate reforçado
Vídeos divulgados ainda pela manhã mostram as chamas em sua fase inicial, em uma área de depósito com pallets. Segundo funcionários, uma caixa de pallet com álcool dentro foi deixada no sol e explodiu. As imagens mostram também outras caixas explodindo na sequência. Os funcionários tentaram apagar as chamas, mas não conseguiram dar conta e começaram a evacuar o estabelecimento.
Por volta das 11h30 as chamas continuavam crescendo. Às 12h, a fumaça podia ser vistas da região continental da cidade. Pelo menos três caminhões do Corpo de Bombeiros foram enviados para o combate às chamas no momento inicial. No início da tarde, equipes de Itajaí foram chamadas para reforçar a operação. Às 12h45, as equipes faziam o combate de forma indireta.
A Defesa Civil monitora a situação para averiguar quais os riscos na estrutura do mercado e a Guarda Municipal está realizando monitoramento no trânsito.
Em entrevista à NDTV, o secretário de Segurança de Florianópolis, Araújo Gomes, informou que o trânsito foi fechado na frente do supermercado, na rodovia SC-405. A Defesa Civil, às 12h10, aguardava a liberação do Corpo de Bombeiros para permitir que os motoristas voltassem a circular pelo local. "Quanto menos se utilizar a via ao redor, melhor para os bombeiros combateram o incêndio", disse o secretário.
Ainda conforme Araújo Gomes, cerca de 150 pessoas estão trabalhando, às 12h10, de forma direta e indireta na operação. Isso inclui equipes de logística, controle de trânsito, segurança e bombeiros.