O navio MSC Preziosa, que atracou no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, na manhã de domingo, 2, conta com 28 casos confirmados de Covid-19. O dado foi atualizado esta noite pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), que realizou uma investigação epidemiológica na embarcação junto com a Anvisa e a com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Segundo a SMS, os testes foram realizados em todos os passageiros e tripulantes que estavam com sintomas e nas pessoas que estavam próximas a elas. “Todos estavam isolados em setor específico da embarcação, com sintomas leves e boa evolução clínica. Foram coletadas amostras para sequenciamento genômico”, informou a SMS.
O cruzeiro passou a virada do ano ancorado na praia de Copacabana, depois passou pela região de Búzios e seguiu até o Pier Mauá. De acordo com a Anvisa, dos 28 infectados, dois são tripulantes do navio e 26 são passageiros. Eles irão desembarcar do navio e seguir para o isolamento em um veículo seguro que deverá ser disponibilizado pela MSC.
Os moradores do Rio de Janeiro e das cidades próximas poderão cumprir o isolamento em casa, já as pessoas que moram em outras regiões serão isoladas em hotéis específicos e todos os casos serão monitorados pelo Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) do município.
Os passageiros que não tiveram contato com as pessoas que testaram positivo, poderão desembarcar normalmente, mas a orientação do CIEVS é que todos se mantenham em quarentena por 14 dias e que procurem uma unidade de saúde caso apresentem algum sintoma.
Sensação
Vento
Umidade