O polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique/Polônia) superou Lionel Messi (Barcelona/PSG/Argentina) e Mohamed Salah (Liverpool/Egito) e foi eleito o melhor jogador do mundo de 2021 pelo Fifa The Best, prêmio organizado pela entidade máxima do futebol e que premia os melhores da temporada.
A vitória foi considerada uma surpresa, já que Messi vinha de uma vitória no Bola de Ouro e era visto como favorito ao prêmio. A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira, 17, às 15h, e também premiou o melhor goleiro, o gol mais bonito e a melhor jogadora de futebol feminino.
Além de desbancar os outros finalistas, Lewandowski superou nomes como Cristiano Ronaldo, Neymar, Lukaku e Benzema na briga. Na categoria feminina, Alexia Putellas (Barcelona/Espanha) foi eleita como melhor jogadora do mundo. No prêmio Puskas, que elege o gol mais bonito, o premiado foi Erik Lamela, do Tottenham, por um belo gol de letra pela Premier League.
Por sua vez, Edouard Mendy (Chelsea/Senegal) foi escolhido como melhor goleiro. O treinador Thomas Tuchel, que levou o Chelsea ao título da Champions, foi eleito melhor treinador do ano. A brasileira Marta apareceu na seleção do ano da FIFPro.
Sensação
Vento
Umidade