A partir das 9 horas, o lote residual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) de janeiro de 2022 estará disponível para consultas. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito para 240 mil contribuintes será realizado no dia 31 de janeiro. São mais de R$ 281 milhões. A prioridade no recebimento são os idosos acima de 80 anos, cerca de 28 mil pessoas.
Para consultar o lote residual, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “meu imposto de renda” e, em seguida, em “consultar a restituição”. Se identificar alguma pendência na declaração, pode retificá-la corrigindo as informações erradas. O calendário do imposto de renda deste ano ainda não saiu.
Por enquanto, também não há garantia de correção da tabela, congelada para sete anos e com defasagem de 130% desde 1986, como ressalta o presidente da Associação Nacional dos Auditores da Receita, Mauro Silva. “Na ausência dessa correção, pessoas que ganham, por exemplo, R$ 6.000 por mês perderão durante o ano de 2022 o equivalente a um salário.
Há uma enorme quantidade de pessoas que pedem. Mais de 15 milhões de pessoas
Sensação
Vento
Umidade