Destaque

Com trâmite mais acelerado, STJ pode determinar cumprimento da pena de Robinho, diz criminalista

Jogador foi condenado a 9 anos de prisão pela Justiça italiana por estupro coletivo; início da sentença deve ser cumprido em regime fechado

24/01/2022 09h59
Por: Redação
Fonte: Jovem Pam

Especialistas acreditam que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) possa manter a condenação a 9 anos de prisão do jogador Robinho e determinar o cumprimento de pena no Brasil. O atleta foi condenado em segunda instância na Itália por estupro coletivo. Para o advogado criminalista e mestre em direito penal pela PUC, Daniel Bialski, o processo pode caminhar mais rápido do que se imagina. 

Continua após a publicidade

“O governo brasileiro remetendo isso ao Superior Tribunal de Justiça, ele vai analisar se aquele crime que foi cometido na Itália tem alguma correspondência aqui no Código Penal Brasileiro e vai analisar se a pena, os princípios da legalidade, os princípios da dignidade da pessoa humana foram respeitados. 

Continua após a publicidade

Se isso foi respeitado no processo que o Robinho respondeu, essa pena vai ser dada como legítima e o e o Superior Tribunal de Justiça remete, então, esta ordem de prisão para que seja expedido um mandado”, explica o especialista.

Continua após a publicidade

O governo italiano ainda precisa enviar a documentação relativa à sentença da Justiça do país ao governo brasileiro. O advogado Daniel Bialski afirma que em casos como a do jogador o início do cumprimento da se dá em regime fechado. “Ele tem que começar a cumprir dentro de uma penitenciária. 

A partir de circunstâncias, depois do cumprimento de pena, bom comportamento, cumprimento de um sexto dessa reprimenda, no caso, aqui é maior porque se trata de crime hediondo, ele vai poder, no futuro, pedir a progressão de regime. Mas, neste momento, infelizmente para ele e para essa outra pessoa que está envolvida, a ordem de prisão é indiscutível e ordem de prisão deve ser emitida em tempo mais célere, porque hoje com as comunicações digitais, esses documentos vão ser encaminhados de forma rápida pelo governo italiano para o governo brasileiro e do governo para a Justiça”, resumiu.

A Justiça italiana manifestou o interesse de colocar o nome de Robinho na lista de alerta da Interpol. Em nota, o Ministério da Justiça Italiano informou que o procurador-geral já solicitou a inclusão do jogador na base de 


Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários