O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins.
O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.
Criado em 12 de janeiro de 2001, Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas. Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins.
Em 2017, serviu de cenário para diversas cenas da novela O Outro Lado do Paraíso da Rede Globo. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.
O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro, no estado do Tocantins, que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. A área total do Jalapão é de 34 mil km² e a região é considerada um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil. O nome ainda não é muito familiar aos viajantes brasileiros, mas aos poucos o público apaixonado por ecoturismo começa a descobrir esse destino surpreendente no Brasil.
A região do Jalapão está localizada no extremo leste do Tocantins, onde faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí. A área mais turística engloba os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix. É nessa região onde estão concentrados os principais pontos turísticos e roteiros do Jalapão. Mateiros, principal cidade base para quem visita o Jalapão, está localizada a 300 km da capital Palmas.
Não há aeroportos na região do Jalapão, por isso o único meio de transporte até lá é por via terrestre. Para quem chega de outros estados o ideal é ir de avião até Palmas, capital do Tocantins, e de lá seguir de carro até o Jalapão. A principal via de acesso, a partir de Palmas, é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, e depois a TO-130 até Ponte Alta. O trajeto de Palmas até Ponte Alta é todo asfaltado, depois segue em pista de terra e areia, por isso viaje em um 4×4. Para quem vai até Mateiros, a viagem continua pela TO-255.
O Jalapão ainda é um destino com acesso difícil. Isso porque a maioria das estradas da região é de terra ou areia fofa. O terreno traiçoeiro faz com que carros atolem com frequência, especialmente na época da seca, quando o solo arenoso se torna ainda mais fofo, dificultando a locomoção de veículos sem tração nas quatro rodas. Para viajar ao Jalapão é altamente recomendável um veículo 4×4 e um motorista experiente em estradas de areia. Evite ficar atolado e acabar perdendo a viagem. Caso deseje alugar um automóvel em Palmas, reserve com antecedência. Dê preferência aos veículos tipo SUV 4×4 (utilitários esportivos), que oferecem mais conforto nas estradas. Os carros esportivos sem tração nas quatro rodas costumam atolar.
O Jalapão pode ser visitado durante todo o ano. A temperatura média na região fica por volta dos 30°C e o calor sempre reina por lá. O que deve ser observado é o período de seca e de chuva. A temporada seca no Jalapão vai de maio a setembro, sendo que os meses de maio a julho são os melhores para viajar. A região ainda estará verde e a umidade do ar mais alta. Com a proximidade do final da seca, entre agosto e setembro, a baixa umidade do ar pode deixar o ambiente mais desconfortável e vegetação já terá perdido o verde. A vantagem do final da seca é o pôr do sol, que fica ainda mais lindo. Já as chuvas acontecem de outubro a abril, tendo auge nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Apesar do calor continuar alto, a chuva pode atrapalhar passeios como a trilha pela Serra do Espírito Santo. Prefira os meses com menos chuva para viajar.
Quem deseja visitar o Jalapão encontrará pacotes que variam entre dois e sete dias. Dois dias serão suficientes para conhecer as principais atrações, como a Cachoeira da Velha, a Prainha do Rio Novo, as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga e um dos fervedouros. Entretanto, tenha em mente que será muito corrido! Para conhecer melhor a região e aproveitar bem as atrações sugerimos os roteiros de cinco dias no Jalapão (sem incluir as noites em Palmas). Assim será possível conhecer vários fervedouros, outras cachoeiras, fazer rafting e canoagem, percorrer a trilha da Serra do Espírito Santo e ainda ver o pôr do sol na Pedra Furada. Quanto mais, melhor!
A principal diferença entre os roteiros oferecidos pelas agências é a área de cobertura do Jalapão. Um roteiro mais completo tem percurso circular com saída e chegada em Palmas, passando por Ponte Alta, Mateiros, São Félix e Novo Acordo. Esse roteiro costuma ter cinco dias de duração e hospedagem em diferentes cidades. Quanto mais cidades inclusas na hospedagem, menor o desgaste com deslocamento e maior o número de atrações visitadas. Já os roteiros mais curtos ou os que têm hospedagem fixa costumam ir apenas até Mateiros, o que diminui consideravelmente o número de atrações visitadas. Prefira os roteiros circulares se quiser conhecer mais pontos turísticos.
Fonte: Melhores Destinos
Sensação
Vento
Umidade