Minas Gerais

Empresários e funcionários da Cemig são investigados por crimes de corrupção

Operação do Ministério Público de Minas Gerais, realizada nesta terça-feira (30), apura desvios na compra de cabos condutores e outros materiais elétricos; suspeitos tiveram R$ 132 milhões bloqueados pela Justiça

30/08/2022 10h21
Por: Redação
Fonte: O Tempo

Uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizada na manhã desta terça-feira (30) teve como alvo funcionários da Cemig e empresários que estariam se favorecendo através de um esquema de corrupção dentro da companhia energética. Na ação foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 132 milhões dos suspeitos.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

A operação, batizada de ‘Mau Contato’, apura desvios que teriam ocorrido durante a compra de equipamentos como cabos condutores e outros materiais elétricos por parte da Cemig. A investigação apurou que, ao longo de quase dois anos, os suspeitos agiram para favorecer alguns fornecedores que chegaram a enviar materiais estragados para a companhia. Para o Ministério Público, a utilização destes equipamentos gerou riscos à qualidade, desempenho e segurança da prestação de serviços e dos usuários, além de prejuízos financeiros.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

O objetivo da ação desta terça-feira foi complementar as provas já coletadas e aprofundar a apuração de outros crimes contra a administração pública e financeiros que possam ter ocorrido neste mesmo esquema. Foram recolhidos documentos, computadores, telefones celulares e  dispositivos eletrônicos pessoais dos envolvidos.

Cemig ajudou nas investigações

O inquérito sobre o caso foi instaurado a partir de uma investigação interna da própria Cemig, concluída ao final de 2020. A apuração resultou no afastamento de dirigentes e empregados da companhia, além de rescisões de contratos com fornecedores - parte deles,  agora, alvos da investigação conduzida pelo MPMG.

 

Continua após a publicidade

Além do Ministério Público de Minas Gerais, também participaram da ação o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), as Polícias Civis de Minas Gerais e de São Paulo e a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais,

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Belo HorizonteBelo Horizonte - MG Notícias de Belo Horizonte e Região Metropolitana
Brasília, DF
Atualizado às 06h01
19°
Tempo nublado Máxima: 26° - Mínima: 18°
19°

Sensação

1.03 km/h

Vento

94%

Umidade

Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Zap Fácil
Rádios Net
Vendas Online Shop
Viver de viagem
Link Rádios
CX Rádio