O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Emmanuel Macron, presidente da França, sobre a decisão da Meta de interromper a checagem de fatos em suas plataformas nos Estados Unidos. Durante a conversa, ambos os líderes expressaram a importância de ações conjuntas entre o Brasil e a Europa para combater a propagação de notícias falsas que possam comprometer a soberania dos países.
“Eles Lula e Macron concordaram que liberdade de expressão não significa liberdade de espalhar mentiras, preconceitos e ofensas. Ambos consideraram positivo que Brasil e Europa sigam trabalhando juntos para impedir que a disseminação de ‘fake news’ coloque em risco a soberania dos países, a democracia e os direitos fundamentais de seus cidadãos”, diz o Palácio do Planalto em nota.
Durante a ligação com cerca de 30 minutos de duração, Lula elogiou a postura do governo francês em relação à decisão da Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp. Além disso, Macron reiterou seu convite para que Lula visite a França em junho, ocasião em que o presidente brasileiro poderá participar da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos. A viagem é vista como uma oportunidade para fortalecer as relações bilaterais e discutir questões ambientais de relevância global.
Sensação
Vento
Umidade