Saúde

Dificuldades na atenção primária são desafio para prevenir o câncer de próstata no Brasil

Em debate no Senado Federal, médicos destacaram problemas para monitoramento da saúde e realização de exames, além da alta taxa de incidência de tumores nos homens

09/11/2021 10h04
Por: Redação
Fonte: G1

Dificuldades na atenção primária são o maior desafio para prevenir o câncer de próstata no Brasil. O debate vem sendo feito no âmbito do “Novembro Azul“, o mês mundial de combate à doença. 

Continua após a publicidade

O tumor é o mais comum na população masculina e equivale a 29% dos diagnósticos no Brasil. Em audiência no Senado Federal, o oncologista Fernando Maluf, que também é consultor da Jovem Pan, propôs uma forma de rastreamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Continua após a publicidade

“A gente não tem canais de facilitação do homem ir ao médico e, pior do que isso, a gente não tem uma forma de monitorar os homens de uma forma geral. A gente precisaria criar um sistema adequado de monitoramento, no qual, baseado em CPF e RG, a gente conseguisse fazer uma checagem proativa se aquele homem foi ao médico naquele ano, os exames alterados e qual o curso que foi dado àquelas pessoas”, pontua o médico. 

Continua após a publicidade

Fernando Maluf ressalta a necessidade de aperfeiçoar a atenção primária oferecida pelo SUS.

O diretor do Sírio Libanês do Distrito Federal, Gustavo Fernandes, destacou que o número de casos de câncer de próstata poderia ser menor: “No Brasil, a gente têm algo em torno de 60 a 65 mil casos de câncer de próstata diagnosticados por ano, com uma mortalidade de, mais ou menos, 16 mil, o que é uma mortalidade muito alta para câncer de próstata, que tem uma subnotificação no número de casos. 

A incidência do câncer de próstata é tão alta como de 1 para cada 6 homens ao longo da vida. É algo muito significativo na extensão da vida do homem, algo que acompanha o nosso gênero de maneira muito próxima”, afirma. O oncologista Gustavo Fernandes lembra que a queda da mortalidade está diretamente ligada ao cuidado preventivo com a próstata. Os homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, são os mais propensos ao câncer.


Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários