A Polícia Federal (PF) desarticulou um mega esquema de tráfico internacional de drogas. Cerca de 150 policiais federais e oito servidores da Receita Federal participaram da ação para cumprir 36 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária nos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Os agentes confiscaram também 28 imóveis, diversos veículos avaliados em R$ 600 mil, valores depositados em contas bancárias, inclusive em bancos da Bélgica e de Portugal, e até um navio. Os bens apreendidos totalizam uma média de R$ 50 milhões.
As autoridades também determinaram a quebra dos sigilos bancários e fiscal de 66 pessoas, incluindo 39 pessoas jurídicas suspeitas de serem utilizadas pelos investigados para a prática de lavagem de dinheiro. A megaoperação contou com o apoio da Receita Federal do Brasil e com a colaboração Europol.
As investigações começaram a partir de uma apreensão feita durante uma fiscalização conjunta entre a PF e a Receita Federal em outubro do ano passado, que comprovou a exportação de 2700 quilos de cocaína para a Espanha a partir do porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.
O auditor fiscal da Receita Federal Fernando Poli explica que as unidades de inteligência têm intensificado o trabalho no combate ao tráfico de drogas. “Após o recente compartilhamento das provas e dos elementos quânticos do inquérito policial, a Receita Federal vai atuar”, disse.
Sensação
Vento
Umidade